Projeto Levanta-te e Anda participa de Semana do Voluntariado no Colégio Antônio Vieira

Stand do Levanta-te e Anda

No período de 13 a 16 de março, o projeto Levanta-te e Anda participa da 3ª Edição da Semana do Voluntariado, promovida pelo Colégio Antônio Vieira, através do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). O evento busca integrar os alunos aos diversos projetos em que o Voluntariado do colégio atua, além de ajudar a fomentar nesses jovens a solidariedade e o desejo de participar dessas iniciativas.

Assim como nas últimas edições o Levanta-te e Anda apresenta aos estudantes o objetivo do projeto e revela as potencialidades dos atendidos, através da arte. Este ano foi elaborada a temática “Casa de Bonecas” em que todas as peças são realizadas com material reciclável, entre elas: garrafas pet, tubos em PVC, papelão,  pneus, entre outros. Para a coordenadora do projeto, Ir. Lena Ferreira, marcar presença em eventos como esse é uma oportunidade de falar sobre o Levanta-te e Anda e a sua importância para tantas pessoas que são beneficiadas e tem a oportunidade de recomeçar. ” Para além de dizer que o Levanta-te e Anda existe, inclusive, completando 10 anos no próximo dia 6 de abril é envolver os jovens em prol da solidariedade e amor ao próximo”, disse a Irmã.

Casa de Boneca construída pelos atendidos do Levanta-te

As estudantes Mariana e Maria Eduarda, 6° ano B, comentam com alegria a importância da semana de voluntariado na escola e sobre as iniciativas apresentadas. “É muito interessante vê esses stands, conhecer tantas coisas legais. Essa casa de boneca feita por esses moradores de rua é muito linda! Eles mostram que morar nas ruas não é legal e também que morar nas ruas não quer dizer que não sabem fazer nada, que eles fazem muita coisa bonita”, concluem as estudantes.

Neivaldo dos Santos explica o funcionamento do projeto

 

Sidnei Espinheira, Neivaldo dos Santos e Ronaldo Castro, todos atendidos pelo projeto fazem questão de explicar a todos que visitam o stand sobre a importância do Levanta-te em suas vidas. ” Mais eventos como esse precisam acontecer em outros espaços e a todo tempo. Todos precisam conhecer o projeto, vê como nós recomeçamos com a ajuda de todas as pessoas que trabalham no projeto, que conseguimos e aprendemos a ter uma nova vida, a ser olhado diferente, a vê que existem pessoas e locais como o Levanta-te que ajuda pessoas como nós a saírem das ruas com dignidade”, afirma Ronaldo Castro.

Outras dez instituições participam da Semana do Voluntariado. Além dos stands estão programadas uma série de apresentações artísticas visando dinamizar e animar os estudantes que conhecerem os projetos.

Conheça o projeto Levanta-te e Anda

O projeto Levanta-te e Anda há quase uma década funciona na região de Água de Meninos e é uma proposta de Centro de Convivência Diurno para pessoas vitimadas pela total exclusão.

O Projeto acolhe de segunda a sexta 45 pessoas em situação de rua. Anualmente realiza mais de dez mil atendimentos, é formado desde a sua fundação por uma equipe mista, tendo presente pessoas que também viveram em situação de rua. Esta característica é uma referência do projeto, pois o atendimento se torna muito mais digno e humano, além de estimular os frequentadores do espaço à possibilidade de sair das ruas, pelo fato de reconhecer que outras pessoas como elas conseguiram levantar-se e, transformar suas vidas.

Outra característica do Levanta-te e que faz toda a diferença na vida dessas pessoas é que além de realizar encaminhamentos para suprir as demandas de quem estar nas ruas, promove interação entre seus freqüentadores. Lá existe o cantinho da leitura onde são estimulados a lerem, são oferecidas atividades que promovem a geração de renda, além de espiritualidade, arte cultura, música e autocuidado.

O projeto Levanta-te e Anda se resume em um lugar de refrigério, de escuta, de dignidade e de conforto moral para quem o procura. Ao adentrarem a velha igreja que abriga este projeto na ladeira de São Francisco de Paula, endereço do Levanta-te e Anda, pessoas em situação de rua deixam para trás, mesmo que por algumas horas, o cenário caótico das ruas que tanto os oprime, entristece e exclui.

Agende uma visita. Entre em contato através do telefone (71) 3327-2317.

 

 

Leave a Reply