Sucesso de participação no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O pleno respeito aos direitos da pessoa idosa é a informação, por isso é muito importante que os idosos conheçam seus direitos e que a população em geral, seja conscientizada a respeitar a pessoa idosa. Pensando nisso que a ASA, em parceria com diversas instituições que lutam pelo respeito e direitos da Pessoa Idosa, realizaram na Estação da Lapa( em frente a estação do metrô) uma ação parceira de visibilidade ao 15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação foi um sucesso e atraiu olhares do público que circulava pelo local. Foram distribuídos folderes informativos, cartilhas, laço de fita, bandana, realizada aferição da pressão arterial, peso, além de intervenções artísticas e culturais.

Para a ASA, marcar presença nesses eventos é unir força em uma causa única de promover o diálogo junto a órgãos e sociedade civil, sobre a importância de garantir os direitos e respeito à Pessoa Idosa. Para Consuelo Pires da Articulação ASA e José Silvino, coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa, é preciso pensar em um envelhecimento  saudável para o idoso, assegurando a prioridade da efetivação do direito à vida, à saúde, cidadania, dignidade e respeito na convivência familiar e comunitária.

E você, conhece os tipos de violência contra a pessoa idosa? Os mais comuns são: violência física, psicológica, sexual, negligência, abuso financeiro e abandono.Sabendo de casos como esses, ao menor sinal, é possível denunciar em diversas esferas. Conheça quais são esses canais:

Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso : (71) 3117-6080

Defensoria Pública : (71) 3103 – 3650

Ministério Público : (71) 3103- 6590

Conselho Estadual da Pessoa Idosa ( CEPI) :(71) 3115 – 9572

Núcleo de Direitos Humanos (SJDHDS) : (71) 3115 – 0269

Coordenação de Articulação da Política para a Pessoa Idosa (SJDHDS) : (71) 3115-0278

Disque Direitos Humanos : 100.

Entre nessa corrente do bem, em que predomina o amor, respeito e cuidado à pessoa idosa. Confira as fotos do evento.

Leave a Reply