(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Projeto Levanta-te e Anda completa 11 anos

Um espaço de refrigério. Lugar onde o respeito é mandatório. Nesse ambiente é possível conhecer o sorriso largo, o olhar de esperança, apesar da dureza da vida, da total exclusão, de quem nem teto tem. Sim, esse lugar existe, se chama projeto Levanta-te e Anda, localizado na Ladeira São Francisco de Paula, Água de Meninos, que no último dia 2 de abril, completou 11 anos de história de dignidade com pessoas em situação de rua.

Para celebrar a data que, aconteceu nessa sexta-feira( 05/04 )atividades diversas,
entre elas: karaokê, apresentação musical do grupo do projeto, orquestra CEP de Música, recital de poesia, missa e sorteio de brindes, contando com a presença de mais de noventa pessoas, entre atendidos, parceiros e convidados.

Ir. Lena dá as boasvindas aos atendidos

O Levanta-te, como carinhosamente é conhecido por essa população,
é uma iniciativa da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e funciona de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h, acolhendo 45 pessoas em situação de rua. Sendo presença profética na vida desses irmãos de rua, anualmente, a instituição realiza mais de dez mil atendimentos. É formado desde a sua fundação por uma equipe mista, tendo presente pessoas que também viveram em situação de rua. Esta característica é uma referência do projeto, pois o atendimento se torna muito mais digno e humano, além de estimular os frequentadores do espaço à possibilidade de sair das ruas pelo fato de reconhecer que, outras pessoas como elas conseguiram levantar-se e, transformar suas vidas.

Momento da comemoração com atendida participando do karaokê

Para Ademir Cruz, 54 anos, frequentador do projeto há 6 anos, o Levanta-te é o melhor lugar para quem está nas ruas conhecer e valorizar, é um espaço que é possível acreditar em se levantar. ” Eu gosto do projeto, me sinto respeitado aqui. Gosto das atividades, de desenhar e principalmente pintar, me sinto feliz aqui”, disse.

Já Henrique de Jesus, 24 anos, conhece o projeto há 2 meses. Para ele, quem está em condições de rua não tem como não ouvir falar do Levanta-te. ” Quando a gente está nas ruas todos falam do projeto por causa do respeito, cuidado e acolhimento que todos aqui tem por nós. Aqui nos tratam como gente, todos querem nos ajudar. Temos esperança que podemos sair das ruas, que a rua não é a nossa única opção. Desejo que o projeto faça mais anos de vida, porque assim muita gente será ajudada”, enfatiza.

A coordenadora do Levanta-te e Anda , Ir. Lena Ferreira, comenta que a cada ano que projeto vai construindo e fortalecendo a sua história com o povo de rua, a sua alegria só aumenta. ” Aqui acreditamos no amor ao próximo como a ti mesmo e por isso, acolhemos com tanto amor a quem já carrega cicatrizes tão profundas, a quem já vive em total exclusão e dificuldades”, comenta.

Finalizando as comemorações do dia, foi realizada uma celebração que foi presidida pelo Padre João da Trindade.

Encerrando o evento foi servida uma deliciosa dobradinha a todos os presentes, além de um bolo comemorativo.

Os atendidos cantaram parabéns para o projeto
Refeição servida com dignidade, a deliciosa dobradinha festiva

Leave a Reply