Projeto “ASA em Saída” estreita laços com as paróquias

O projeto ” ASA em Saída” é um gesto concreto de fidelidade a Jesus Cristo na atenção às necessidades aos pequeninos e,  do esforço da Ação Social Arquidiocesana em caminhar, refletir e viver a missão das Pastorais Sociais que, tem um papel muito importante de aproximação cada vez maior dos pobres e dos excluídos e excluídas da nossa sociedade. O objetivo desse projeto é portanto estreitar os laços com as lideranças das paróquias que já desenvolvem ou pretendem desenvolver ações de cunho social, em vista da concretização do Reino de Deus, através do serviço aos mais excluídos.

O “ASA em Saída” que já atua há quase um ano, iniciou em 16 de maio de 2017, segue um cronograma de ações e encontros. Para a concretização das atividades os colaboradores da ASA que integram as equipes responsáveis pelo projeto realizam quatro grandes encontros nas paróquias. Estes são divididos nas seguintes etapas: momentos de estudo e reflexão sobre pastoral social,escuta das demandas locais e das ações paroquiais, propostas de ações, suportes e parcerias e celebração da luz.

Em 2017 foram contempladas 11 paróquias, e reconhecendo a importância desse trabalho que é sobretudo uma riqueza de partilhas, e de fortalecimento das ações prestadas às grandes comunidades que, o desejo de novas paróquia se incluírem no projeto só aumenta. Para 2018 o “ASA em Saída” já alcança uma média de 20 paróquias participantes.

Para a coordenação da ASA é evidente que o estar junto só fortalece, soma e possibilita atingir mais pessoas. Para que o projeto aconteça conta-se com o apoio de padres, diáconos, seminaristas, ministros, membros do conselho pastoral paroquial, lideranças paroquiais e catequistas.

De acordo com o padre João Van Den Hoven, da diretoria executiva da ASA, essa aproximação com as paróquias da Arquidiocese é fundamental, pois, é preciso refletir a missão da Pastoral Social e exercitar a partilha das diversas ações realizadas pelas paróquias que, consequentemente, serão fortalecidas. ” É preciso escutar as questões da realidade que afligem o povo entre outras questões que apontam pistas que desencadeiam uma ação assertiva, decidida e comprometida com o Evangelho”, conclui.

Para obter mais informações sobre o “ASA em Saída” basta entrar em contato com a equipe de Articulação da ASA, através do telefone 4009-6671.

Leave a Reply