(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Pré Grito dos Excluídos

O pré – grito dos excluídos são atividades que antecedem ao grito sendo mais um momento de fortalecimento e preparação para a manifestação do 7 de setembro. Na programação acontecem rodas de conversas, cursos, seminários, caminhadas, atos públicos, procissão, etc.

Esse ano, de uma forma muito especial, a Pastoral do Menor Arquidiocesana em parceria com entidades e com os centros comunitários que acompanha no território do Subúrbio de Salvador, realizou no último dia 3 de setembro, o “1° Grito Mirim”. O ato aconteceu em forma de caminhada na Praça da Revolução, em Periperi, com a participação de mais de 200 pessoas, em sua maioria jovens e crianças. Como parte da programação, as crianças e adolescentes produziram cartazes com os seus gritos a favor da garantia da educação, biblioteca, respeito, dignidade, não ao preconceito, abuso sexual infantil, entre outros.

 

Helga Abreu, educadora social do Projeto Criança Feliz, não esconde a alegria de ter participado do “1º Grito Mirim” e ter acompanhado essa experiência com as crianças e adolescentes. Para ela foi de fundamental importância à oportunidade desses jovens tão cedo mostrarem que são sujeitos de direitos e deveres, diante da atual situação de desigualdade social que vivemos. “É preciso lutar, mostrar o nosso grito em defesa da vida e dos nossos direitos. Tomo como minhas as palavras do mestre Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância “. Esse é sem dúvida o nosso maior anseio”, conclui a educadora.

Leave a Reply