(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Pastoral Povo de Rua e projeto ReciclASA recebem visita do Bispo

Em continuidade a visita pastoral iniciada no último dia 8 de outubro, que o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, dedicou a tarde de quarta-feira(9), a Pastoral Povo de Rua Arquidiocesana.

O primeiro local por ele visitado e que integra a Pastoral Povo de Rua foi a Comunidade da Trindade. O espaço abriga em média, 50 pessoas, que deixaram a situação de rua para viverem em uma comunidade de vida, plena pela sua beleza das flores, espiritualidade e dignidade. Sua acolhida foi realizada por Henrique Peregrino, morador e idealizador da Comunidade, juntamente com Padre João da Trindade e todos os membros ali presentes.

Visitando a nave da Igreja da Santíssima Trindade.

Após dialogar com pessoas e conhecer a nave da igreja, espaço de convivência, caminho peregrino, local das refeições e orações, entre outros, o bispo dirigiu-se a sede da revista Aurora da Rua.

José Elias, um dos primeiros integrantes da Comunidade e voluntário da revista desde a concepção do projeto, existente há 12 anos, contou com alegria a satisfação de contribuir com a publicação. ” Estou aqui desde o início, quando éramos ainda jornal. Hoje colaboro na correção de textos e ajudo nas atividades da sede, também recebo estudantes das escolas”, disse.

Na sede da revista Dom Estevam ressalta que lê a revista, gosta dos textos e admira o trabalho

Carlusi Abreu, uma das jornalistas do projeto apresentou a sede, falou sobre o acolhimento aos vendedores, das reuniões mensais e de pauta, do acompanhamento e estímulo a geração de renda e, sobretudo, da autoestima que cada vendedor demonstra ao se ressocializar e perceber que são capazes de prover seu próprio sustento e tocar suas vidas com dignidade.

“Gosto muito da revista, ela é muito bem feita, com bons textos, leio todas que chegam até mim. O projeto está de parabéns pela forma digna que ajuda tantas pessoas”, revelou o bispo.

Complementando a sua visita ao espaço, Dom Estevam fez questão de conhecer o galpão que armazena o óleo proveniente da coleta junto ao projeto ReciclASA. Enfatizou a importância da atividade para o meio ambiente e a responsabilidade de todos com a “casa comum”.

Dom Estevam ouvi com atenção a explicação de Valglênio dos Santos, funcionário da ASA, ex morador de rua e atualmente responsável pela coleta do óleo nos pontos de coleta

Com palavras de encorajamento afirmou que é preciso fazer crescer ainda mais o projeto, especialmente, nas paróquias. ” Não há dúvidas que todas as paróquias da nossa Arquidiocese devem abraçar, animar e orientar a participação no ReciclASA. Somos chamados a essa “conversão ecológica”, é nosso compromisso salvaguardar a vida do Planeta”, completou.

Animado com a permanente missão junto aos mais pobres e por perceber que a nossa igreja, missionária por natureza, todos os dias, anuncia o reino e está presente a cada ação das pastorais sociais da arquidiocese, que o bispo seguiu para o Projeto Levanta-te e Anda, localizado na
Ladeira São Francisco de Paula – Lapinha e que, diariamente, atende 45 pessoas em situação de rua.

Ir. Lena acolhe com alegria e gratidão

Irmã Lena Ferreira, coordenadora do Levanta-te e Anda, juntamente com a equipe e atendidos do projeto saudaram Dom Estevam, revelando alegria pela sua presença. Após conhecer todo o espaço, o bispo teve um momento de partilha e também rezou com os presentes. ” Nunca duvidem do amor de Deus. Todos nós somos amados verdadeiramente por ele, e Deus nos ama como nós somos. Da mesma forma que a mãe cuida do filho menor ou do mais frágil, Deus faz conosco. Acreditem nesse amor e acreditem na força que tem dentro de vocês. Com esse compromisso que vocês já têm de participarem do projeto, esse local que traz em sua essência o “levantar e andar”, saibam que todos vocês podem ter uma vida transformada, e que contarão com Deus ao seu lado, ajudando-os, jamais abandonando, assim como a nossa igreja que volta seu olhar e carinho aos mais necessitados”, revelou.


” Nunca duvidem do amor de Deus. Todos nós somos amados verdadeiramente por ele, e Deus nos ama como nós somos”, disse Dom Estevam

Lázaro e Evanoel, atendidos do Levanta-te, em gratidão as palavras de esperança do bispo entregaram uma singela lembrança. Emocionados, revelaram a importância do projeto em suas vidas.

Lázaro e Evanoel alegram-se com as palavras de esperança do bispo e por conhecê-lo de perto entregando-lhes uma lembrança

” Frequento o Levanta-te e Anda desde que ele existe. Aqui pra mim é uma família, todos me tratam bem e me faz sentir vivo, que posso ter outra vida com dignidade, respeito e alegria. Sou agradecido a projeto e a igreja”, disse Lázaro.

“Morei 11 anos na rua e conheci de tudo um pouco. Estou há mais de um ano frequentando o projeto, esse mesmo tempo estou na sobriedade e tudo que conquistei, até hoje, agradeço a Ir. Lena, ao Levanta-te, a Comunidade da Trindade e a essa igreja que nos abraça”, finalizou Evanoel.

Diácono Itamar Mendes, atual Presidente da ASA, acompanhou todo o dia da visita junto ao bispo. Conhecendo de perto todas as atividades das pastorais e projetos da nossa igreja, e que são acompanhados pela ASA, relata que depoimentos como esses são edificantes e só nos fortalece na missão e em nosso compromisso. ” Nós, enquanto cristãos batizados devemos nos doar por inteiro a Jesus Cristo, amar ao próximo como a si mesmo, levar a paz, a esperança e a alegria de Cristo e, são com esses irmãos que, especialmente, cuidamos, e voltamos o nosso olhar”, concluiu.

Encerrando a visita pastoral do dia, Dom Estevam agradeceu e considerou muito importante visitar cada um desses espaços. Para ele as visitas permitirá um diagnóstico mais apurado sobre a situação de cada pastoral, suas principais demandas, além do enriquecimento pelo contato com as pessoas, com os prediletos de Deus.

Conheça melhor a Pastoral Povo de Rua Arquidiocesana:

Instituída há três anos pela Arquidiocese de Salvador, a Pastoral Povo de Rua Arquidiocesana, tem como missão ser presença junto ao povo da rua, reconhecendo os sinais de Deus presentes em cada história. Assim, desenvolve ações que transformam a situação de exclusão e promove dignidade e empoderamento dessas pessoas, para que sejam construtores e administradores dos seus projetos de vida.

A pastoral tem como inspirações as experiências das rondas noturnas, das refeições oferecidas nas paróquias, da Comunidade da Trindade, da revista Aurora da Rua e do projeto Levanta-te e Anda. Conta em sua abrangência com mais de dez instituições que caminham juntas com a pastoral, sendo elas:

  1. Amigos de cristo
  2. Cáritas
  3. Centro de Convivência Irmã Dulce
  4.  Comunidade da Trindade
  5. Irmandade Marta e Maria
  6. Obras Lúmen
  7. Paróquia Nossa Senhora de Nazaré/Sopa de Nazaré
  8. Projeto Levanta-te e Anda
  9. Revista Aurora da Rua
  10. Ronda Paróquia Santíssima Virgem
  11. Semeadores da paz

Para mais informações sobre a pastoral, como colaborar com os projetos ou realizar doações, entre em contato com a secretaria do Centro de Pastoral, através do telefone: (71) 4009-6671. Para doações você pode contribuir através do Sou Solidário clicando no link.

Leave a Reply