Pastoral da Sobriedade forma novos agentes

Aproximadamente 110 pessoas participaram do curso de formação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade, que aconteceu dia 14/ 4, no Centro de Pastoral – Cúria Bom Pastor, no Garcia.
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Tem como principal objetivo valorizar a pessoa humana, resgatando e reinserindo os excluídos, tratando todo e qualquer tipo de dependência, e assim, propor mudanças e valorização da vida.

O encontro contou com a assessoria de Ferdinando Caprini que reforçou a atuação orgânica da pastoral. “Somos uma pastoral social de inclusão e conjunto. Atuamos de forma a socorrer os menores, os mais fracos, aqueles que sofrem a tortura da dependência química. Cuidamos daqueles que estão feridos, fortalecemos aqueles que estão doentes e queremos valorizar o protagonismo a promoção humana “, disse.

 

A pastoral exerce 5 linhas de ação:

  • Na PREVENÇÃO ao uso de drogas;
  • Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela;
  • Na RECUPERAÇÃO do dependente químico;.
  • Na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade;
  • Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo;
  • E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.

O curso abordou ainda a história da pastoral, metodologia, perfil dos agentes, além da estrutura e dinâmica das reuniões de autoajuda.

Leave a Reply