(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua realiza III Jornada pelo Dia Mundial dos Pobres

A Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua, celebrará a III Jornada Mundial dos Pobres, de 10 a 17 de novembro. A principal referência para a Jornada é sempre a mensagem do Papa Francisco e, esse ano, o Papa oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). O fortalecimento da opção preferencial pelos pobres é assumida pela igreja e todos são chamados a abraçar e dar esperança concreta a tantos indefesos e excluídos da nossa sociedade.

Ir. Lena Ferreira EIM, coordenadora da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua e do Projeto Levanta-te e Anda revela que o Reino de Deus é para todos. Reforça ainda que a jornada, não é uma ação de um dia, ou de uma semana, e sim, um trabalho que acontece durante todo o ano buscando a valorização, autoestima e busca de garantia de direitos aos mais pobres. “ O Papa Francisco nos convida a amar, a sermos solidários e solidárias a todas as pessoas invisibilizadas, essa é uma atitude de opção preferencial pelos pobres”, conta.

Como nos anos anteriores, as pastorais sociais, de modo especial, a Pastoral do Povo de Rua soma empenho de mobilizar iniciativas de solidariedade junto aos empobrecidos do nosso país.  Desta forma, inicia-se a programação no dia 10 de novembro com as missas dominicais celebradas nas paróquias e que, terão em suas homilias trechos da mensagem da jornada.

Em 2018, Dom Murilo presidiu a missa do Dia do PObre que contou com a presença de mais de 500 pessoas no Santuário de Irmã Dulce dos Pobres

Dando continuidade, a partir do dia 12, as atividades arquidiocesanas serão voltadas para a celebração do Dia Mundial dos Pobres. A primeira delas acontecerá na Paróquia São Tiago Maior, localizada na Boca da Mata, que promoverá um encontro reflexivo e celebração da luz junto à comunidade. Nesse mesmo dia, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na sede do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres ( CCSIP), promoverá o “Café da convivência especial”. E, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, o acolhimento, espiritualidade e a conhecida “Sopa de Nazaré” manterá a sua rotina de alimentar mais de 180 pessoas em situação de rua.

Já no dia 13 de novembro, a Obra Lumen de Evangelização e o Semeadores da Paz, localizados na Vasco da Gama, promoverão a ação do projeto “Perfeita Alegria”, com um delicioso café da manhã junto aos mais vulneráveis. No dia 14 de novembro, às 14h, será a vez do projeto Levanta-te e Anda, que acompanha há onze anos pessoas em situação de rua. Na sede do projeto localizada em Água de Meninos, acontecerá o “Dia de Espiritualidade: Ninguém Nasce Pobre”, com a participação dos atendidos do projeto. A noite, a partir das 19h, na Comunidade da Trindade, na igreja da Santíssima Trindade, ocorrerá a celebração eucarística.

Os centros comunitários acompanhados pela Pastoral do Menor Arquidiocesana e as unidades prisionais acompanhadas pela Pastoral Carcerária Arquidiocesana realizarão jornada reflexiva e atividades educativas a luz do tema da jornada, “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19), durante toda semana.

 Para alegrar e diversificar a programação, no dia 15 de novembro, na Praça do Campo Grande, às 18h, será apresentado o coral “Vozes da Rua” que tem em seu time de vozes apenas pessoas em situação de rua. Um número expressivo de participantes são atendidos do projeto Levanta-te e Anda e acolhidos da Comunidade da Trindade. Dia 16, será realizada a “Vigília da Luz”, das 19h30 às 21h, na Comunidade da Trindade. Esta ação é aberta para quem desejar participar e prepara homens e mulheres para o domingo (17), quando será encerrada a Jornada Mundial dos Pobres. Nesta data – 17 de novembro -, das 7h às 13h, a Praça do Largo de Roma, conhecida como Praça Irmã Dulce, acolherá uma série de atividades voltadas para as comunidades e entidades que trabalham com pessoas pobres, especialmente as que estão em situação de rua. A acolhida será com um café da manhã e na ocasião, serão realizados serviços gratuitos de corte de cabelo e barba (para homens), corte de cabelo, design de sobrancelha e auriculoterapia (para mulheres), medição de IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição de pressão arterial, oficina de pintura, contação de histórias, apresentações de teatro, música e de capoeira. Às 11h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa, no Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Neste dia, no Vaticano, o Papa Francisco almoçará com pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. O mesmo gesto será realizado na capital baiana, quando, por volta das 12h, Dom Murilo almoçará com pessoas que vivem em situação de rua e com todos os que estiverem na Praça Irmã Dulce.


Confira a mensagem do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, sobre a Jornada Mundial dos Pobres

Leave a Reply