(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Levanta-te e Anda presente na exposição 99por 1 Voluntariado

No período de 28 de agosto à 3 de setembro a Ação Social Arquidiocesana (ASA), através do projeto Levanta-te e Anda, marcou presença na exposição
promovida pela 99por1 Voluntariado, no Salvador Shopping.

O evento que marcou o Dia do Voluntariado teve como principal objetivo chamar atenção das pessoas para as ações realizadas por Entidades Sociais e grupos de pessoas para aderirem ao movimento do bem pelo bem, independente de quem.

Apresentação do projeto Levanta-te e Anda

O projeto Levanta-te e Anda, há 11 anos, com funcionamento das 8h às 17h, na Ladeira São Francisco de Paula, s/n – Lapinha, apoia pessoas em situação de rua, realizando atividades diárias voltadas à essa população. Todos e todas que despertam o desejo em sair da situação de rua são acompanhadas e apoiadas a seguirem sua vida com dignidade, começando pela busca da sobriedade, cuidados com a saúde, geração de renda, resgate dos laços familiares, entre outros.

O projeto também tem uma característica muito especial, conta com uma equipe mista ( pessoas que também saíram da situação de rua) , permitindo que as pessoas que ainda encontram-se nessa situação tenham a certeza que também podem ressignificar a sua vida.

Para falar sobre a experiencia do projeto em sua vida, durante a exposição Evanoel dos Santos, participante do Levanta-te, emocionou os presentes com o seu testemunho. ” Frequento o Levanta-te há um ano e dois meses. Tempo que fez com que eu me enxergasse como uma nova pessoa. Hoje como um ex dependente químico e não mais morando nas ruas, eu compreendi que posso ter atitudes diferentes, que tenho a capacidade de realizar meus sonhos, ter um trabalho, viver uma vida digna. Sou um novo homem, tenho um mundo enorme para viver e seguir uma nova caminhada. É muito importante que a sociedade nos enxergue como gente e estenda a mão para ajudar, assim como o Levanta-te fez e faz com muitas pessoas de rua”, disse.

Evanoel dos Santos reforça:” Tenho a capacidade de realizar meus sonhos, ter um trabalho, viver uma vida digna”.

Ir. Lena Ferreira, coordenadora do projeto, reforçou que a proposta é fazer com que cada um se enxergue com suas potencialidades, como um ser capaz de se levantar e andar, como a própria simbologia e nome do projeto diz. ” São nossos irmãos e irmãs, se eles nos pedem ajuda aqui estamos para ajudar. A força deve vir deles, cada um e uma que chegam até nós, expressam a vontade de uma nova caminhada. Com atividades que desenvolvemos passam a ter consciência que sua situação nas ruas é e deve ser transitória. Respeitamos o momento deles(as). Todos(as) são capazes. O olhar carinhoso, respeitoso e de misericórdia os fortalecem e nos fortalece a seguir na missão”, concluiu.


O olhar carinhoso, respeitoso e de misericórdia os fortalecem e nos fortalece a seguir na missão”, concluiu Ir Lena, coordenadora do projeto.

O Levanta-te atende diariamente 50 pessoas, chegando a quase dez mil atendimentos ao ano. Para sustentabilidade do projeto é preciso contar com ajuda de voluntários e instituições parceiras que contribuem com doações diversas, entre eles: vestuários, alimentos, produtos de limpeza e voluntários. Todas as pessoas de boa vontade e disponibilidade em ajudar o próximo são bem vindas.

Para saber mais informações sobre o projeto e como contribuir com doações entrar em contato através do telefone: (71) 3327-2317.

Confira a emocionante participação de Evanoel, na exposição 99por1 voluntariado. Ele que há 1 ano participa do projeto Levanta-te e Anda , relatou ser um novo homem, tendo sua vida um novo sentido, cheio de esperança em seguir uma caminhada com dignidade, autoestima e fora das ruas.

Publicado por ASA Salvador em Sábado, 31 de agosto de 2019

Leave a Reply