Levanta-te e Anda completa uma década sendo um caminho de esperança

A alegria em comemorar

Uma sexta-feira (6/4) de festa! Afinal, muitos são os motivos para comemorar os 10 anos do projeto Levanta-te e Anda. Ao longo da sua história o Levanta-te tem ajudado a transformar a vida de muitas pessoas. São irmãos e irmãs da rua que, ao subirem a ladeira da antiga igreja de São Francisco de Paula, sede do projeto, deixam pra trás o desespero, a vida excludente, o olhar de indiferença dos que os vêem.

O projeto Levanta-te e Anda existe e busca mudar essas realidades. Aqueles que manifestam o desejo de não mais viver nas ruas, encontram no espaço a força para levantar e andar rumo a uma mudança, a uma transformação. Eles tem acesso a atendimento social e psicológico, higiene, alimentação, corte de cabelo, atividades educativas e recreativas, acesso à leitura, encaminhamentos e momentos de espiritualidade.

Ir. Lena, coordenadora do projeto, dá as boas vindas ao povo da rua

Ir Lena Ferreira, coordenadora do projeto, não esconde sua alegria em comemorar dez anos. “Lembro do momento que iniciei as atividades junto ao projeto, com o coração cheio de alegria e esperança. Essa esperança, diariamente, é alimentada por eles e elas. Cada rosto, cada olhar, cada atendimento nos fortalece, principalmente, quando eles dizem que aqui encontram o apoio, a vontade de mudar, um caminho”, disse.

Com o sentimento de que a missão do projeto é atingir cada vez mais pessoas, a coordenadora informa o números expressivos de atendimentos e histórias de sucesso. “Anualmente mais de 7700 pessoas passam por aqui e participam das atividades conosco e acessam os nossos serviços. São mais de 700 atendimentos no serviço social, uma média de 9000 mil alimentações servidas, mais de 1600 lavagens de roupas, além de cortes de cabelo e barba, foto para documentação, entre outros serviços, “conclui.

Oração com Henrique da Comunidade da Trindade

Para comemorar o aniversário do projeto, mais de 120 pessoas participaram da programação diversificada, que foi preparada com muito carinho pela equipe. Iniciada às 8h, com oração animada pela Comunidade da Trindade, Henrique Peregrino ressalta a idealização do projeto, e diz que é graça divina o projeto funcionar há dez anos! Na sequência da oração foi oferecido café para todos os presentes. Durante toda manhã mais atividades foram realizadas, como: gincana, jogos e cantos. Marcando o almoço, a tradicional feijoada. Na programação da tarde mais animação com karaokê, apresentação de dança do grupo ” Engenho da dança”, show musical com Rafael Bastos e Joilson Viana, educador social do Levanta-te. Para finalizar as atividades do dia, missa presidida pelo padre João da Trindade que contou com a presença de Helô Pires, rádio Excelsior de Comunicação, para animar os cânticos. Após a missa, um alegre parabéns com partilha do bolo comemorativo.

“Aqui é um lugar de só agradecer”

Para Benjamim dos Santos, 51 anos, frequentador do projeto há 3 anos, conhecer o Levanta-te e Anda representa alegria, vida e benção. ” O que sei é que sentimos muita alegria, quando às 13h, essa porta se abre. Esse projeto é iluminado e abençoado,  por isso, agradeço a todos”, enfatiza.

Alef Marques, 25 anos, encontra-se há 3 anos na condição de rua e chegou em Salvador, há 1 ano, período que conheceu o projeto. ” Nas minhas andanças conheci e fiz muita coisa. Entrei no caminho das drogas, experimentei de tudo, inclusive drogas muito pesadas. Só que hoje conheço o projeto, e digo que com isso o novo entrou na minha vida. Aqui a gente só tem ajuda, entendemos que as drogas é uma condição vazia. Atualmente não uso nada, estou limpo e devo isso ao Levanta-te”, comenta.

10 anos do projeto foi marcado por pura alegria

A equipe do projeto esclarece que muitas são as causas que possibilitam pessoas estarem em condição de rua. Afirmam que para eles, comemorar 10 anos é para além do sentimento de felicidade. ” A missão do projeto é ser luz, é ensinar um caminho possível, é ajudar a recomeçar e promover a cultura da paz. Apresentamos uma vida de amor à essas pessoas”, afirma a equipe.

E como toda a programação representou pura felicidade, Valber Miler, 32 anos, expressa seu sentimento de gratidão com uma única palavra: alegria.” 10 anos de alegria, hoje é dia de alegria, o projeto existe para acreditarmos que a vida pode ter alegria”, define.

A coordenação do projeto aproveitou o momento para a agradecer a Ação Social Arquidiocesana, na figura de padre João da Trindade, por todo apoio dado ao projeto desde a sua implantação. Estendeu os agradecimentos a Comunidade da Trindade por pensar juntos esse sonho concretizado. Reforçaram ainda a gratidão a todos os parceiros, entidades, amigos, colaboradores do Levanta-te, colaboradores da ASA e frequentadores do projeto.

O Levanta-te e Anda funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na  Ladeira São Francisco de Paula, Água de Meninos. E ao sentir o desejo de conhecê-lo, a porta estará sempre aberta para acolher e integrar todos e todas.

Apresentação do grupo “Engenho da dança”

Durante a missa padre João fala sobre gratidão

Equipe do Levanta-te e Anda

Leave a Reply