(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Iniciada a Semana de Políticas Públicas

O primeiro dia da XVII Semana de Formação em Políticas Públicas, promovida pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), no auditório do Centro de Pastoral (Garcia), proporcionou aos participantes reflexão a luz do lema: “O que desejo é a vida do meu povo.” (Est. 7,3). A abertura foi realizada pelo Presidente da ASA, diácono Itamar Mendes, que reforçou a importância do lema que chama atenção para o cuidado e luta pela garantia de direitos do povo que a Ação Social Arquidiocesana tanto dialoga e representa.

O diácono também destacou que a ASA promove o encontro, há dezessete anos, afirmando o seu compromisso diante dos pobres. ” Temos a consciência de que fazemos o nosso papel diante das políticas públicas alimentando, também, as pessoas com conhecimento, por isso, é importante um encontro de formação como esse”, disse. Finalizou agradecendo a disponibilidade de todos e todas as presentes citando: ” O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força”. (Provérbios 24:5)


“São dezessete anos realizando esse encontro e reafirmando o nosso compromisso com os pobres “, sinaliza Diácono Itamar.

Em continuidade a programação, Jéssica Soares, articuladora da ASA e membro da comissão organizadora da Semana de Formação em Políticas Públicas agradeceu a presença dos palestrantes e os convidou para iniciar a palestra.


Jessica Soares apresenta o seminário.

Penildon Filho, professor da Universidade Federal da Bahia, aprofundou o tema da palestra: “Análise de Conjuntura, políticas públicas e seguridade social”. De acordo com ele, só compreenderemos políticas públicas se entendermos o contexto internacional e nacional. E, fazendo um panorama sobre o início da mudança geopolítica internacional, o Brasil, vem sofrendo impactos profundos motivados por diversos conflitos: econômicos, territoriais, de recursos naturais, etc. Pontuou ainda sobre a destruição da Constituição de 1988 que assegura direitos sociais: educação, saúde, o trabalho, o lazer, a segurança e a previdência social. ” Com a aprovação da reforma da previdência estamos vivenciando a precarização do mercado de trabalho”, finalizou.


“Estamos vivenciando a precarização do mercado de trabalho” , diz Penildon.

A palestrante Lúcia Lareana refletiu sobre : “Análise de conjuntura eclesial” e iniciou falando sobre o cenário confuso da atualidade. ” A perda de direitos, falta de respeito, falta de credibilidade, mídia invasiva, falta de atitude que alimente o evangelho e que coloque as pessoas numa postura que expresse compaixão, é tudo que estamos vivendo. Precisamos entender que temos força e que a igreja tem esse poder de unir-se na fé e na ação transformadora. A igreja somos nós, ela não se resume a hierarquia. Papa Francisco nos convoca a esse cuidado, a essa ajuda, misericórdia, opção pelos pobres e pelos invisibilizados”, afirmou.


“A igreja somos nós, ela não se resume a hierarquia”, resume Lúcia.

Reforçou ainda que o Santo Papa sinaliza para o cuidado com a casa comum que, não se resume apenas aos cuidado com a natureza, e sim, ao homem como parte dessa natureza.

“Falar de políticas públicas é fundamental. Precisamos saber dialogar, reconhecer nossos problemas e caminhar juntos como um compromisso de fé que se organiza a favor do povo. É com muita alegria que sinto a nossa igreja e ASA, por isso a parabenizo por esse exemplo de acolher o pobre, de pensar em formar pessoas através desse seminário, e assim termos forças para lutar e prosseguir”, concluiu.

Ao final da palestra foi iniciada rodada de perguntas de participantes da assembléia aos convidados. Os encontros de formação seguem até os dias 23 e 24 de outubro, quarta e quinta-feira, trazendo como temas: Políticas Públicas de Educação, Políticas Públicas de Saúde, apresentação sobre Incidência nos Conselhos e intervenção poética.

Maiores detalhes sobre o encontro através do telefone: (71) 4009-6671. Programação completa acesse http://www.asasalvador.org.br/fit-row/xvii-semana-de-formacao-em-politicas-publicas/

Na recepção os participantes são bem acolhidos e recebem material do encontro.
O vendedor da revista Aurora da Rua, Lázaro Nascimento, marca presença no seminário.

Leave a Reply