(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Grito dos excluídos e gritinho mirim

O Grito dos Excluídos nasceu como um ato que tem como objetivo defender a vida, em todas as suas dimensões, dando voz aos excluídos para garantir seus direitos e construir a cultura do Bem Viver.

Em sua 25ª edição, este ano o grito traz como tema “Este sistema não Vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”, embasado nos diversos problemas a que os cidadãos brasileiros estão submetidos em detrimento de um sistema que coloca o dinheiro em primeiro lugar e não respeita a vida.

Em consonância com a sua atuação de militância, promoção e desenvolvimento de Crianças e Adolescentes que, a Pastoral do Menor Arquidiocesana, desde 2016, uniu-se aos centros comunitários ao qual acompanha, para incentivar e apoiar a  mobilização junto aos pequenos, o chamado “Gritinho Mirim”.  O “gritinho” vem acontecendo há três anos consecutivos na Região da Suburbana, na perspectiva de ouvi os clamores dos menores.

“É preciso estimular desde cedo a participação das nossas crianças e adolescentes nos espaços de incidência política. Eles são afetados como todas e todos nós e precisam aprender como processo educativo a serem protagonistas de suas histórias”, afirma a equipe de articuladoras da ASA que acompanham de perto a pastoral do Menor.

Na programação do “Gritinho Mirim” estão contempladas confecção de cartazes, oficina de arte e pintura e uma caminhada pelas ruas da Região da Suburbana. Durante a caminhada gritos de guerra, cantos e exibição dos cartazes produzidos pelas crianças e jovens, chamando atenção das comunidades para todas as questões que afligem o povo e, sobretudo, representa a luta pela garantia de direitos.

Leave a Reply