Formação para gentes da Pastoral da Pessoa Idosa

Silvino fala sobre a metodologia da pastoral

No último dia 7 de abril, das 8h às 17h, aconteceu na paróquia do Espírito Santo, em Tancredo Neves a formação para gentes da Pastoral da Pessoa Idosa. O encontro contou com a assessoria do coordenador arquidiocesano, José Silvino dos Santos.

Durante a formação foi apresentado o método de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa (VER – JULGAR – AGIR –  AVALIAR – CELEBRAR), assim como os objetivos da pastoral em assegurar a , respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades.
Foi realizada também oficina de escuta, reforçando que para a efetividade do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa, a escuta é uma atitude fundamental.

Construindo juntos durante a oficina

No momento de partilha, os participantes apresentaram como contribuição que a nossa sociedade está vivenciando a síndrome do adoecimento pelo isolamento, pela falta de atenção ao outro, em especial aos idosos, muitas vezes esquecidos pelos seus familiares e sociedade. Complementando, José Silvino enfatizou que é preciso estar atento e sensível à causa do envelhecimento, pois as pessoas idosas são violentadas no seu direito de ser “pessoa”, sendo invisibilizados no lugar de serem valorizados.

Leave a Reply