(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

Contagem regressiva para o 4° Encontro Rede ASA

Sejamos uma “Igreja em Saída”! Assim nos convida Papa Francisco. E é com essa alegria de uma igreja missionária, que a Ação Social Arquidiocesana (ASA), há 18 anos, coordena, representa, anima e orienta os organismos que, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, atuam no sentido de garantir mais justiça, equidade e paz à dignidade da pessoa humana, conforme a Doutrina Social da Igreja Católica.

A ASA dedica-se as pastorais sociais e projetos que promovem a defesa e garantia dos direitos da criança, adolescente, jovem, idoso, doente, pessoa com deficiência, egressos e ex-egressos, população em situação de rua, mulheres e demais excluídos da sociedade, além do meio ambiente.

E foi pensando em dialogar com grupos, entidades, movimentos e todas as pastorais sociais da nossa igreja que, há 4 anos, nasceu a Rede ASA e o Encontro anual da Rede ASA. Temas que revelam a nossa esperança, a cultura do encontro, atitudes proféticas de não excluir e abandonar ninguém, como nos ensinou Jesus, são debatidos a cada ano, entre eles: “Somos Igreja”, em 2016, “Somos Pastoral”, em 2017, “Somos Profetas: leigos e leigas na igreja e na sociedade”, em 2018.

Este ano, reforçando o desejo e anúncio do santo Papa teremos como tema central: “Somos uma igreja em saída: Políticas Públicas se faz com fraternidade, justiça e paz”. Em nossas reflexões desejamos juntamente com as comunidades perceber e caminhar em direção a: como ser profeta numa Igreja em saída? Como ser sinal de uma Igreja em Saída? Como ser sinal numa sociedade individualista? Como viver o Reino de Deus, buscando a sua justiça, a vivência fraterna e a paz?

As equipes da ASA de preparação do encontro afirmam que a cada ano que o evento é realizado é como retroalimentar a caminhada das pastorais sociais e projetos, que estão sob o direcionamento da ação social e da igreja. ” Reafirmamos a cada dia que não estamos sozinhos e que, os prediletos de Deus devem ser sempre acolhidos por nós, como fez Jesus. Nossa luta diária é por justiça, dignidade, políticas públicas. Nossa fé não se esgota nunca e o caminho é construído todos os dias com muita resistência, empoderamento, participação nos fóruns e conselhos e alimentação da espiritualidade”, ressalta a equipe ASA.

Para ajudar na reflexão do encontro, que acontecerá no próximo dia 17 de agosto, das 8h às 17h, na Faculdade Visconde de Cairu ( Barris), contaremos com a assessoria especial de Ir. Mary Elizabeth, Congregação Santa Cruz, mestre em teologia e bíblia, bacharel em História e Literatura e assessora na área de espiritualidade e bíblia. A religiosa fará uma análise da conjuntura eclesial que tem como tema: “Somos igreja em saída”.

Completando o time contaremos com a presença de Marcelo Barros, monge beneditino, teólogo e escritor, assessor das comunidades eclesiais de base e movimentos sociais. O tema da sua palestra será: ” Somos uma igreja em saída: politicas públicas se faz com fraternidade, justiça e paz”. Para Marcelo participar do encontro Rede ASA representa debater a espiritualidade sócio libertadora e, para além disso, é viver a fé cristã indo ao encontro com os pobres e marginalizados. ” Os tempos difíceis nos provoca a retomar o diálogo mais profundo de como manter a esperança e resistência nos impulsionando a voltar a sonhar”, disse.

O encontro conta com uma recheada programação que inclui além das duas palestras, trabalhos em grupo, celebração eucarística e uma feira, conhecida como “Feira Rede ASA”. A feira é o espaço onde as ações de diversos projetos, pastorais sociais, grupos e comunidades são apresentadas, além da comercialização de produtos produzidos por essas comunidades, entre eles: artesanato, quadros, artigos religiosos, livros e muitos quitutes.

A programação contempla ainda a animação do evento, que ficará por conta do cantor, poeta e companheiro da caminhada, Zé Vicente. Suas canções de fé e vida ajudarão a refletir e contextualizar o atual cenário de desfavorecimento aos mais pobres e, sobretudo, a alimentar a esperança aos cristãos católicos.

Para participar do encontro é necessário realizar inscrição que está sendo oferecida em três modalidades: presencial( diretamente na secretaria do Centro de Pastoral, no Garcia), no site e nas livrarias católicas: Paulinas, Paulus e Vozes. A taxa simbólica é de apenas R$20,00( vinte reais) com almoço incluído. O evento não oferece estacionamento, mas vale a pena reforçar que o local está situado em uma área central, próximo a estação da Lapa e de metrô.

Para participar da feira também é necessário realizar a inscrição informando a entidade e qual produto ou serviço será apresentado na feira.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (71) 4009-6671

Abaixo programação detalhada:

07:30 – Acolhida e credenciamento

08:00 – Celebração de abertura

08:30 – Mesa de abertura

08:45 – Análise da Conjuntura Eclesial: “Somos Igreja em Saída” – Ir. Mary Elisabeth

09:25 – Fila do Povo

10:15 – Intervalo – visita a Feira Rede ASA

10:35 – Animação

10:45 – Palestra Central: “Somos Igreja em Saída: Políticas Públicas se faz com fraternidade, justiça e paz” – Marcelo Barros

12:30 – Almoço e visita a Feira Rede ASA

13:30 – Animação

13:40 – Orientação para o trabalho em grupos

13:50 – Trabalho em grupos

15:30 – Intervalo – visita a Feira Rede ASA

15:50 – Plenária

16:30 – Animação

16:50 – Avaliação e agradecimentos

17:00 – Celebração de envio

Leave a Reply