(71) 4009-6671 comunicacao@asasalvador.org.br

ASA participa da Sessão Especial em homenagem a Campanha da Fraternidade 2020

Na manhã, da quinta-feira (12/03), aconteceu a Sessão Especial – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. O objetivo da Sessão Especial foi promover um debate entre a sociedade e o poder público sobre a Campanha da Fraternidade 2020. A Ação Social Arquidiocesana – ASA junto às pastorais sociais, a exemplo da Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade e Pastoral da Saúde, e a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora estiveram presentes na sessão que foi proposta pelo deputado Marcelino Galo.

O presidente da ASA, diácono Itamar Mendes, pe. Jorge Brito (Pastoral da Saúde), pe. José Carlos (vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso) e o administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Krieger, compuseram a mesa da Sessão Especial em homenagem a Campanha da Fraternidade 2020.

O diácono Itamar Mendes iniciou sua fala usando um trecho da mensagem do Papa Francisco pela ocasião da Campanha da Fraternidade 2020 ressaltando o chamado a sermos uma Igreja samaritana. Em seguida, apresentou a ASA, parte fundamental da Arquidiocese de São Salvador, guiada por Dom Murilo Krieger e que realiza suas atividades há mais de vinte anos no território da arquidiocese de Salvador.

“A ASA articula as pastorais sociais da Igreja Católica em Salvador, com o desejo de que as atividades de cunho sócio-transformador tenham uma coesão, sustentadas pelos valores comuns oriundos do Evangelho. A ASA está envolvida na organização do Seminário da Campanha da Fraternidade, este ano realizado no dia 16 de fevereiro, com a participação de várias paróquias e outras entidades; o Grito dos/as Excluídos/as; a Semana de Formação em Políticas Públicas, dentre outras atividades”, disse o diácono Itamar Mendes.

Pe. Jorge, coordenador da Pastoral da Saúde, salientou a importância da Campanha da Fraternidade 2020 como um olhar fraterno às populações em situação de vulnerabilidade social e que sofrem diariamente, a exemplo das crianças, idosos, população em situação de rua, pessoas que convivem com o vírus HIV, pessoas jogadas no corredor dos hospitais, entre outros. Ele enfatizou o trecho do hino da Campanha da Fraternidade que diz que “toda vida é sagrada” e com isso, reafirmou a proposta do cuidado com toda a Criação promovida pelo Papa Francisco.

Por fim, merece destaque também a fala de Dom Murilo Krieger. Ele ressaltou a produção do Guia da Ação Social Arquidiocesana, trabalho realizado pela ASA, que compilou todas as ações sociais desenvolvidas pela Igreja Católica, no território da Arquidiocese de São Salvador. “São inúmeras iniciativas de “ver, cuidar e sentir compaixão” que comprovam que o baiano possui um coração samaritano”, disse Dom Murilo Krieger.

Leave a Reply