16ª Edição do Fórum Inter-religioso de Saúde

Em sua 16ª edição, o Fórum Inter-Religioso de Saúde acontece no dia 27 de setembro, das 8h às 16h, no Auditório do Centro de Pastoral, Cúria Metropolina Salvador. O principal objetivo do evento é contribuir no fomento de uma visão ampliada sobre a questão da saúde, defendendo solidariamente as justas reivindicações dos usuários e profissionais dos serviços públicos de saúde de Salvador, junto aos poderes públicos, apresentando as ferramentas necessárias para a compreensão do Sistema de Garantia dos Direitos Humanos e o compromisso em defesa da vida.

Sem abdicar do ideal evangélico, a profecia se faz presente nas ações realizadas pela nossa igreja, através da ASA que, atenta às responsabilidades da dignidade humana, anualmente, nesse espaço do fórum um tema central que aflige o povo é debatido, com objetivo de conscientizar e buscar soluções junto aos poderes públicos. Este ano temos como tema central: Mobilização Social: um chamado contra a violência da PEC do Congelamento (241).

Para auxiliar na temática contaremos com duas mesas temáticas. Mesa temática I – PEC (241) da morte: A Saúde, Educação e Previdência Social em Luto – o que isso nos afeta? O facilitador é o Uallace Moreira, Doutor em Desenvolvimento Econômico, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA). Em seguida a mesa temática II – PEC 241: Quais os impactos reais na vida da população nas áreas da saúde, da educação e previdência social? Como facilitadora, Larissa Barros, Professora Assistente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Saúde Comunitária e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador.

Na abertura do evento contaremos com uma benção inter-religiosa com representantes de diversas entidades religiosas, entre elas: Batista, Católica, Espírita, Matriz Africana, Judaica, Mulçumana, Unisoes e Adventista.

A vasta programação contempla o turno vespertino, com realização de oficinas temáticas, construção de carta, participação da plenária, e para encerrar, às 16h, a preparação para a vigília ecumênica pela vida do povo.

O evento é gratuito e para participar basta se inscrever através do telefone: (71) 4009-6671. O encontro contempla almoço para todos (as) participantes.

Confira a programação completa do fórum inter-religioso:

MANHÃ

  • 07h:30 – Credenciamento
  • 08h:30min – ABERTURA

Fórum Inter-religioso de Saúde: a luta pela vida do povo.

Benção Inter-Religiosa (Batista, Católica, Espírita, Matriz Africana, Judaica, Mulçumano, Unisoes e Adventista).

  • 09h00min – Composição da Mesa Temática
  • 09h:10min – Mesa Temática I – PEC (241) DA MORTE:

A SAÚDE, EDUCAÇÃO E PREVIDÊNCIA SOCIAL EM LUTO – O QUE ISSO NOS AFETA?

Facilitador: (Uallace Moreira)

  • 10h10min – Mesa Temática II – PEC 241: QUAIS OS IMPACTOS REAIS NA VIDA DA POPULAÇÃO NAS ÁREAS DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E PREVIDÊNCIA SOCIAL?

Facilitadora: (Larissa Barros)

  • 11h10min – MOMENTO PARTICIPATIVO/PLENÁRIA
  • 12h00min – Almoço

 TARDE

  • 13h30 – Orientação para as oficinas
  • 13h40min – Oficinas Temáticas
  1. Saúde – Ubiraci (SESAB)
  2. Educação – Dirceu Pereira
  3. Segurança – Thiago Néri
  4. Previdência Social – Alessivânia Mota
  • 15h00min – Socialização das Oficinas + Construção da Carta
  • 16h00min – Encerramento do FórumVigília pela vida do Povo
  • Caminhada até a Praça da Piedade – SEU VOTO VALE? ENTÃO VOTE CERTO!

Sobre a vigília ecumênica pela vida do povo:

A vigília, que alcança a segunda edição se constitui em um grande ato a favor da democracia. Nesta edição o tema central são as eleições 2018, considerando a fragilidade da democracia brasileira.

A Vigília abraça a Campanha SEU VOTO VALE? ENTÃO, VOTE CERTO! #NenhumDireitoaMenos. 

O objetivo é incentivar eleitores e eleitoras a refletirem sobre o papel de cada pessoa e do voto na transformação social e a VOTAREM CERTO em CANDIDATOS E CANDIDATAS comprometidos com a JUSTIÇA SOCIAL, a PAZ, a democracia e a garantia dos direitos nas ELEIÇÕES EM 2018.

Data: 27 de SETEMBRO de 2018, quinta-feira
Local: Concentração na Igreja Sagrada Família (Cúria Metropolitana, Garcia), às 16h, rumo a Praça da Piedade – Centro, Salvador (Bahia).

Realização:

Asa Salvador Arquidiocesana, Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe, CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC), Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito e Pastoral da Juventude (PJ Salvador).

 

 

Leave a Reply