Jornada Mundial dos Pobres acontecerá de 11 a 18 de novembro de 2018

O tema escolhido este ano pelo Papa Francisco para a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) traz a inspiração do Salmo 34: “Este pobre grita e o Senhor o escuta “(Sl 34,7).

A ASA (Ação Social Arquidiocesana) unindo-se à proposta do papa convida a todas as paróquias, pastorais e projetos sociais para celebrarmos a Jornada Mundial dos Pobres que acontecerá no período de 11 a 18 de novembro.

Queremos fazer desse tempo favorável um grande momento de reflexão e de fortalecimento da opção preferencial pelos pobres, essa opção que é evangélica e que  a igreja assume através de tantas mãos e corações que se doam em favor dos pequenos e excluídos da nossa sociedade.

Para motivar toda a jornada nos animaremos através da carta do Papa Francisco. Para isso desejamos contar com as nossas comunidades e pastorais para que durante a semana possam ler e partilhar trechos dessa carta, e com isso, assumir nessa jornada ações a favor dos mais empobrecidos da sua realidade.

Pedimos que as ações realizadas nas comunidades sejam encaminhadas através de fotos e relatos pelo e-mail comunicação@asasalvador.org.br ou pelo WhatsApp (71) 99348 -0144.

 

Atividades mobilizadoras durante a jornada

14 de novembro: Acontecerá o Seminário dos 10 anos do Projeto Levanta-te e Anda que traz como tema: ” Levanta-te e Anda: Uma década de experiências”.

O evento acontecerá na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), campus da Federação, das 08h às 17h. A estimativa é de que 100 pessoas participem desse grande momento. Neste dia estão convidados a participar entidades e projetos que caminham com a população em situação de rua, além dos atendidos do projeto Levanta-te e Anda.

Na programação serão apresentados o trabalho de caminhada do Levanta-te a partir da sua expertise de uma década e seus maiores desafios. Para compor a mesa contaremos com a participação: Bispo Dom Giancarlo Petrini, Padre e Reitor Maurício da Silva Ferreira,  Bispo Auxiliar Dom Estevam dos Santos, Padre João da Trindade, Ir. Lena Ferreira, Ir. Henrique da Trindade e Gilberto de Souza, acolhido do Levanta-te.

Fará parte da programação, no turno vespertino,  intervenções culturais e artísticas com os atendidos do projeto.

Sobre o projeto Levanta-te e Anda

Tarde do saber incentiva a leitura e escrita das pessoas em situação de rua

O projeto Levanta-te e Anda existe há dez anos e busca transformar a realidade de pessoas em situação de rua. Aqueles que manifestam o desejo de não mais viver nas ruas, encontram no espaço a força para levantar e andar rumo a uma mudança, a uma transformação. Eles tem acesso a atendimento social e psicológico, higiene, alimentação, corte de cabelo, atividades educativas e recreativas, acesso à leitura, encaminhamentos e momentos de espiritualidade. Uma equipe multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicólogos, Educadores Sociais e pessoas que viveram a experiência de morar nas ruas, conduzem o espaço de forma humanizada e respeitosa.

O projeto está localizado na ladeira São Francisco de Paula, s/n – Lapinha, Salvador Bahia. Para entrar em contato é através do telefone: (71) 3327-2317. Saiba mais

 

As luzes da esperança na Comunidade da Trindade

17 de novembro: Acontecerá a ” Vigília da Luz” na Comunidade da Trindade, a partir das 19h30min. Será um momento de preparação e oração para o dia celebrativo (18 de novembro).

A Comunidade da Trindade está localizada na Av. Jequitaia, 165 – Água de Meninos, Salvador – BA. Saiba mais

18 de novembro: Acontecerá o dia celebrativo ao Dia do Pobre. O evento acontecerá na Praça de Roma, a partir das 7h. No local será servido café da manhã para todos os presentes e em seguida serão realizadas oficinas de saúde, lazer e momentos de cultura. Após esse momento, às 11h, acontecerá uma missa no Santuário Irmã Dulce, e às 12h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, almoçará com pessoas que vivem em situação de rua.

A jornada é uma organização da nossa igreja, Arquidiocese de Salvador,  através da ASA e Pastoral Povo de Rua Arquidiocesana. Contamos com o apoio coletivo de entidades e instituições, a exemplo: Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Universidade Católica do Salvador, Colégio Antônio Vieira, Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Obra Lumen Salvador, Projeto Beleza Legal e Capoeira Topázio.

Continue acompanhando detalhes da programação dos eventos através do site e em nossas redes sociais: https://www.facebook.com/acaosocialarquidiocesana/?ref=settings

https://www.instagram.com/asa_salvador/?hl=pt-br

Histórico

Em 2017 o papa Francisco convocou católicos e pessoas de boa vontade para uma jornada de solidariedade, proximidade e ajuda concreta as pessoas empobrecidas. Neste ano, a grande convocação trouxe como lema: “Não amemos com palavras, mas com obras”. A partir desse chamado o papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, trouxe a grande motivação para mais esta data que, a partir de então, foi incluída no calendário que compõe a agenda católica mundial. Em 2017, o Dia Mundial do Pobre foi celebrado pela primeira vez em 19 de Novembro.

 

Leave a Reply