ASA - Ação Social Arquidiocesana

1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

No Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, foi realizada a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, na tarde do último dia 31 de maio.

Cerca de 50 detentas assistiram à palestra sobre os direitos de saúde da mulher, ministrada pela Dra. Greice Menezes, do programa Integrado de gênero e saúde e representante da rede nacional feminista de saúde, Direitos Humanos e Direitos reprodutivos.

A palestra tratou das doenças que mais matam as mulheres, do direito a saúde, da vulnerabilidade e de ações para diminuir a desigualdade e garantir direitos à todas as mulheres.

Para José Silvino dos Santos, representante da Pastoral Carcerária, o diálogo foi de suma importância para levar informação, principalmente, que afetam a saúde dessas mulheres, além de se colocar na escuta das suas dificuldades. “ A realidade e condições da prisão em relação as mulheres repercutem de forma  ainda mais danosa do que em relação aos homens. Elas são bastante prejudicadas desde a forma como os presídios foram desenhados. Também elas sofrem constrangimento, quando precisam realizar exames a medida que são conduzidas algemadas. Outro fator preocupante é o tempo que permanecem sem alimentação, tendo um intervalo de até 12h entre uma e outra alimentação.Todos esses fatores, afetam diretamente a saúde”- ressaltou.

Dando continuidade a programação, no dia 7 de junho, a temática será discutida no Município de Serrinha.